Ampliar e melhorar a assistência aos pacientes atendidos no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) tem sido uma das metas da atual gestão. Por isso, desde o início da gestão, têm sido adotadas diversas medidas para expandir a capacidade de atendimento no CHC. Um exemplo desse compromisso foi a abertura de 59 novos leitos no Hospital Municipal de Contagem (HMC), distribuídos em diversos setores do complexo, em uma estratégia adotada pela diretoria do hospital.
Entre as ações implementadas, destacam-se a inauguração de 40 leitos de clínica médica B e a implantação de uma unidade especializada no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Para a equipe médica a importância do aumento do número de leitos é a de poder proporcionar aos pacientes um atendimento com celeridade e excelência, gerando impacto positivo no giro de leitos e com isso diminuindo o tempo de permanência do paciente no hospital, sempre respeitando a sua doença e a sua família”, afirmou o coordenador da linha de cuidados clínicos do HMC, João Valle.
Foto: Luci Sallum/PMC
Além disso, houve a reestruturação de uma sala de politrauma, que visa oferecer um ambiente adequado e equipado para o atendimento eficaz e imediato de vítimas de traumas graves. A fim de melhorar a logística e o transporte de pacientes, foi também criada uma sala de espera específica para o transporte hospitalar.
"Fico muito feliz em ver a preocupação da Prefeitura com os moradores. Graças a esse aumento está sendo possível o tratamento de muitos pacientes que ficavam na fila de espera. Eu mesma fiz um procedimento aqui no CHC a algum tempo e fui muito bem atendida, sem muita demora", afirmou Magna Costa, acompanhante de um paciente do complexo.
A criação de uma enfermaria com 12 leitos cirúrgicos dedicados a pacientes ortopédicos também foi uma das prioridades do projeto. De acordo com o gerente médico da linha de Cuidados Ortopédicos, Leonardo Vaz, o aumento de leitos possibilitou que cirurgias e tratamentos de maior complexidade fossem executados no complexo, além do aumento do número de cirurgias executadas. “Desde o aumento dos leitos conseguimos implementar a cirurgia de fêmur que não era possível executar anteriormente, além de oferecer uma maior qualidade e agilidade para o paciente em tratamento ortopédico", afirmou Leonardo.
Foto: Luci Sallum/PMC
“Desde que sofri um acidente e precisei passar por uma cirurgia ortopédica, eu fiquei bastante preocupado com a espera e a disponibilidade de leitos no hospital. Mas, graças ao aumento de leitos, não houve demora alguma e fez toda a diferença na minha recuperação”, destacou Thiago Pereira, paciente do hospital.
Uma transferência significativa que ocorreu foi a realocação de oito leitos de terapia intensiva, que anteriormente funcionavam no pronto-socorro, para o CTI 4. “A mudança foi essencial para melhorar a distribuição de recursos e ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico, garantindo cuidados intensivos de alta qualidade”, afirmou a superintendente do HMC, Olivia Bonfim.
Foto: Luci Sallum/PMC
Como parte desse esforço de expansão, foram criados dois leitos de semi-intensiva no pronto-socorro. Por fim, foi implementada a sala de acolhimento com classificação de risco, que tem como objetivo agilizar a triagem e a identificação da gravidade dos casos, além de humanizar todo o processo de atendimento.
“O aumento significativo de leitos no Hospital Municipal de Contagem, é um marco importante para a saúde da população local. Essas iniciativas demonstram o pensamento coletivo em propiciar melhor assistência aos pacientes do complexo”, ressaltou Leonardo.